Blog

POSTADO POR Thaísa Farias COMENTÁRIOS 0

Qual a importância do Sistema de Alarme de Incêndio?

O sistema de alarme de incêndio existe basicamente para informar aos usuários do local a ocorrência de um incêndio. Este sistema pode ser acionado automaticamente através dos detectores de fumaça e os detectores de calor ou ainda manualmente por alguém que esteja no local através dos acionadores manuais de alarme.

São variados os tipos e modelos dos componentes que são utilizados no sistema de alarme de incêndio, os mais utilizados são:

  • Central de alarme: É o dispositivo que administra a rede de combate a incêndio, fazendo com que todos os componentes a ela ligados sejam acionados corretamente;
  • Acionador manual de alarme: A botoeira de alarme de incêndio leva a informação a central de alarme de que ali existe um incêndio;
  • Sirenes: As sirenes de alarme de incêndio avisam sonoramente aos usuários o incêndio;
  • Detectores de fumaça: Os detectores de fumaça acionam através da presença de fumaça;
  • Detectores de calor: Os detectores de calor, são parecidos com os de fumaça, porém acionam através da presença de calor.

 Podendo ser convencionais ou endereçáveis, os do tipo convencionais são os mais utilizados por serem mais simples e atenderem perfeitamente a necessidade de informar aos usuários o incêndio. Os endereçáveis são mais complexos, mas também permite com mais precisão que os dispositivos integrados sejam reconhecidos facilitando a identificação mais fácil do local do incêndio.

O sistema de alarme de combate a incêndio é de total importância em uma edificação, pois é através dele que as pessoas são avisadas do incêndio podendo assim evacuarem o local corretamente e as medidas de combate ao incêndio serem devidamente tomadas.

Redigido por Thaísa Farias, Engenheira Civil.

O Grupo Fire é especialista em cursos de formação de Brigada de Incêndio. Se precisar, entre em contato, conte com quem é referência em 07 Estados.